Parece básico, mas tirar o passaporte é o primeiro passo para concretizar uma viagem para a maioria dos destinos mundo afora, e é uma etapa que não deve ser subestimada, ou deixada para a última hora. Atualmente, de acordo o site Passport Index, o passaporte brasileiro ocupa a posição de 11º mais poderoso do mundo, permitindo a entrada a 164 países sem necessidade de visto obtido previamente em uma autoridade consular do país de destino.

O processo para tirar passaporte é simples e descomplicado, o qual você mesmo pode realizar online e junto ao escritório da Polícia Federal mais próximo da sua casa. O passaporte é um objeto de altíssima importância, se tratando de qualquer viagem internacional, pois este vai ser seu documento de identificação fora do Brasil, onde estarão carimbadas as suas saídas e entradas em qualquer país por onde você passar, por isso, para evitar dores de cabeça e contratempos, deve considerá-lo como um dos itens de maior valor e cuidado dentre os seus pertences.
Para tirar seu passaporte, você deve estar em dia com sua situação eleitoral, e com sua apresentação ao serviço militar obrigatório. Uma vez que tudo esteja regularizado, basta seguir o passo-a-passo à seguir:
1. Reunir todos os documentos necessários
Antes de se apresentar ao escritório da Policial Federal mais próximo de você, certifique-se que possui em mãos todos os documentos necessários para a obtenção do seu passaporte. Os documentos necessários são:
- Documento de identidade do requerente
- Passaporte anterior ou comprovação de ocorrência
- Autorização dos responsáveis legais, caso o requerente seja menor de idade
- Certificado de naturalização, caso o requerente seja estrangeiro naturalizado brasileiro
- Certidão que demonstre alteração de nome, se for o caso
- CPF
- Foto 5X7 com fundo branco caso o requerente seja menor de 5 anos. Se não for o caso, a foto é tirada no momento do atendimento na PF.
2. Preencha a solicitação de passaporte no site da Polícia Federal
O próximo passo é entrar no site da Polícia Federal e preencher todos os seus dados pessoais na aba destinada a solicitação de passaporte. É importante que os dados sejam preenchidos corretamente, então todo cuidado é pouco. No entanto o processo é rápido e não deve levar mais do que alguns minutos.
3. Pague a GRU
Após preencher seus dados, o site vai gerar um protocolo junto a taxa para emissão do passaporte. Essa taxa se chama GRU, que significa Guia de Recolhimento da União, e tem o valor de R$ 257,25.
O pagamento pode ser feito da maneira mais conveniente para você, dentre elas: PIX, cartão de débito ou crédito, e boleto.
4. Agende sua ida a Polícia Federal
Normalmente no posto de atendimento da PF que seja de melhor acesso para você. O posto no qual você vai apresentar seus documentos e solicitação é também o local no qual você deve ir para retirar seu passaporte.
O passaporte pode ficar pronto entre 1 e 15 dias úteis, mas lembre-se de ir buscá-lo assim que estiver pronto. Passaportes emitidos e não recuperados em um período de mais de 90 dias, estão sujeitos à cancelamento.
5. Vá até o posto da Polícia Federal no dia agendado
Você deve estar munido de todos os documentos necessários. Eu recomendo levar prova do agendamento e pagamento da GRU, apenas por via das dúvidas.
Um funcionário da PF vai inspecionar seus documentos, coletar seus dados biométricos, tirar a foto que vai estar impressa no seu passaporte, e te informar sobre quando o documento estará pronto. O processo é rápido, descomplicado, e não costuma demorar mais que 30 minutos.
O solicitante precisa comparecer pessoalmente ao posto de atendimento da PF, mesmo que este seja menor de 18 anos, ou disponha de uma procuração. Dentro do prazo determinado para entrega do passaporte, o requerente pode consultar o andamento do processo junto ao site da PF.
6. Retire seu passaporte
Volte ao posto de atendimento da Polícia Federal para recuperar seu passaporte, assim que o mesmo for declarado como pronto no sistema da PF, ou na data estipulada pelo funcionário que te atendeu na primeira visita. O passaporte só pode ser entregue nas mãos do seu titular.